Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas

SQR POST

 

PARA A CGTP-IN O SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE TEM DE SER PÚBLICO, UNIVERSAL E GRATUITO!

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) é a única garantia de que todos podem ter tratamento igual.
A sua defesa, exigindo investimento e melhoria das suas respostas, tem de ser uma luta de todos e para todos.
É por isso que a CGTP-IN convocou para o dia 16 de Setembro, Sábado, uma grande Jornada Nacional de Defesa e Reforço do Serviço Nacional de Saúde, dirigida a todos os trabalhadores, aos profissionais de saúde, às populações em geral para a defesa deste importante direito de Abril que a nossa Constituição consagra.
Trabalhadores, reformados e pensionistas e outras camadas da população, comissões de utentes e todas as outras associações e organizações devem trazer para a rua as suas necessidades, os seus problemas, as suas reivindicações.
Por mais meios, humanos, técnicos e financeiros; por uma organização que assegure a todos o acesso ao SNS e através dele, a cuidados globais, integrados, de qualidade e em tempo útil; pela valorização de todos os profissionais;

Por um SNS Público, Universal, Gratuito!

TODOS À RUA!

O Serviço Nacional de Saúde, uma das mais importantes conquistas da Revolução de Abril, que compete ao Estado gerir e garantir, encontra-se sob intenso ataque.
Décadas de política de direita na Saúde, que hoje não é alterada pelas opções do actual Governo PS, traduzem-se no desinvestimento e subfinanciamento do SNS, na falta de valorização dos seus profissionais, nas carências de equipamentos e em falhas na resposta aos utentes, quer nos cuidados de saúde primários ou com longas listas de espera para consultas
de especialidade, cirurgias, exames, tratamentos, entre outros.
Esta situação só serve os grupos privados de saúde, para onde vai quase metade do Orçamento do Estado para a saúde para promover o negócio da doença, pagando serviços que o SNS poderia e deveria assegurar.

ISTO NÃO PODE CONTINUAR!

Apesar dos Centros de Saúde e dos Hospitais Públicos sobreviverem com dificuldades, e mesmo assim continuarem a ser fonte de progresso social, é o SNS que garante a generalidade dos cuidados com impacto, nomeadamente, na redução da mortalidade infantil, na elevada cobertura vacinal e nos tratamentos inovadores. Os Grupos Económicos constroem grandes unidades a contar com o dinheiro de todos, mesmo que, quando é preciso, a resposta tenha de ser encontrada no SNS, como aconteceu durante a COVID-19.

DEFESA E REFORÇO DO SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE, PÚBLICO, UNIVERSAL E GRATUITO

Sabemos que não é no sector privado que está a solução para o Direito à Protecção da Saúde dos portugueses: é no SNS!
O SNS é a garantia do acesso universal à generalidade dos cuidados de saúde, independentemente das condições económicas e sociais de cada um, premissas essenciais
à qualidade de vida da população e ao desenvolvimento do País.

VEM DEFENDER O SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE!

SÁBADO 16 SETEMBRO

MOBILIZAÇÕES EM TODO O PAÍS


LISBOA
às 14h30
da Avenida Fontes Pereira de Melo para o Saldanha

Consulta aqui as iniciativas distritais para este dia.

Daqui podes transferir os materiais para divulgação desta iniciativa.