Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas

 

A Comissão Sindical (CS) da Universidade de Lisboa reuniu no passado dia 21 de setembro. Nesta reunião fez a avaliação da evolução do PREVPAP, considerou que o processo está a decorrer de uma forma demasiado lenta e que muitos trabalhadores serão excluídos. Condenou a forma inqualificável como algumas Unidades Orgânicas exerceram pressão sobre os trabalhadores para que não fizessem o requerimento e a continuação da precariedade no Ensino Superior, com contratações de novos bolseiros para exercer funções técnicas e administrativas permanentes. A CS irá continuar a defender a entrega de listas pelos serviços e que todos os trabalhadores precários a exercer funções de carácter permanente tenham o vínculo adequado (contrato trabalho em funções públicas por tempo indeterminado).

Foi apresentada a Proposta Reivindicativa Comum da Frente Comum (PRC), a CS entendeu que a PRC está bem construída. Foi assumido que o Governo vai ter de dar respostas aos problemas e às reivindicações dos trabalhadores. O aumento salarial e o descongelamento das carreiras, com a progressão para todos já em Janeiro de 2018, tem de ser concretizado. Ficou decidido divulgar a PRC nos locais de trabalho, dinamizar a discussão sobre a necessidade da realização de uma grande acção reivindicativa, na altura da discussão do Orçamento de Estado.

Analisaram-se as declarações do Reitor da ULisboa, Prof. António Cruz Serra, quando da sua audição enquanto candidato, e a sua intenção de ver alterado o regime de contratação de trabalhadores não docentes. Para a CS esta intenção é inaceitável, e ficou decidido solicitar o agendamento de uma reunião, tendo em vista um melhor esclarecimento desta situação.