Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas

Frente Comum comunicado

Continuamos a exigir a concretização das nossas propostas!

 

Após a grande Greve Nacional dos Trabalhadores da Administração Pública de 17 de Março, o governo apresentou à Frente Comum uma proposta de "valorização salarial" que, na prática, se traduz em manter o caminho do empobrecimento.
Perante um agravamento do custo de vida sem precedentes nas últimas décadas, assistindo-se ao aumento de preços de todos os bens essenciais, da alimentação com um aumento médio próximo dos 20 %, chegando aos 40% nalguns produtos, da habitação e dos combustíveis, o governo apresenta uma proposta de actualização salarial de 1% para todos os trabalhadores.

Os trabalhadores da Administração Pública perderam um mês de salário no ano passado, que se somam a outros dois perdidos para a inflação desde 2009. A resposta do governo, com a concordância da UGT, é manter os trabalhadores a empobrecer.

Enquanto os salários dos trabalhadores da Administração Pública são desvalorizados, os grandes grupos económicos e financeiros acumulam lucros colossais e extraordinários à nossa custa, sem que o governo os tribute ou estabeleça preços máximos nos produtos essenciais.

Em relação aos Aposentados, a proposta do governo é clara: Não acrescentar rigorosamente nada ao valor das pensões de reforma.

 

Lê aqui o comunicado da Frente Comum