Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas

Está encerrado o processo de negociação do Acordo Colectivo de horários com a Direcção Geral do Património Cultura (DGPC) e as Direcções Regionais da Cultura (DRC's do Norte, Centro, Alentejo e Algarve), para os trabalhadores da cultura.

A DGPC e as DRC's não aceitaram a proposta da Federação no que respeita à reposição do horário para as 35 horas. Mantiveram-se irredutíveis, alegando que não tinham orientações superiores para poderem acordar na redução da carga horária.

Desta negociação e da reunião com o Secretário de Estado da Cultura, ficou o compromisso de transpor para regulamento interno todas as matérias acordadas e que se traduzem numa vitória do processo reivindicativo dos trabalhadores.

Entre outras reivindicações dos trabalhadores, ficou acordado que, em matéria de folgas e fins de semana, será estabelecida a regra do direito a um fim de semana completo de 4 em 4 semanas e, sempre que possível, duas folgas seguidas uma ou mais vezes por mês.

A luta pela reposição das 35 horas não está terminada. O Sindicato, através da Federação, tudo irá fazer para que sejam cumpridos os compromissos assumidos.

(Ver comunicado)